Como o sofrimento te torna forte? Um testemunho de conversão

Uma mulher com de cabeça baixa segurando um bíblia na altura do peito.
Um homem de cabeça baixa com uma das mãos no rosto aparentando estar triste.

Será que eu nasci para sofrer?

É muito comum ouvir esse tipo de comentário. As dificuldades e obstáculos da vida muitas vezes levam a sofrimentos e circunstâncias em que questionamentos são quase inevitáveis.

Numa reflexão sobre seu contexto de vida, certo jovem, em uma exaustiva jornada de pensamentos, parou para avaliar sua vida até aquele dia. Cansado e, de certa forma, frustrado, não conseguia entender o porquê de tantas dificuldades. Quando criança, nasceu em um lar humilde, onde seu pai, um homem esforçado, era pedreiro, e sua mãe, com muito amor, se dedicava aos serviços domésticos. Naquela época, as dificuldades já faziam parte de sua rotina, pois, além dele, havia dois irmãos. Não que os irmãos fossem um problema, mas era um desafio para aqueles pais criar e educar três crianças sem submetê-las às dificuldades de uma vida de conquistas e recomeços.

Sofrimento na infância

Durante sua infância, coisas desagradáveis aconteceram. O jovem se lembrava das humilhações que sofreu no círculo familiar, do bullying sofrido na escola por sua condição social, da rejeição por não ter, não ser ou por parecer; parecer passar fome, parecer não ter nada, parecer que não ia dar certo, parecer que nunca seria alguém na vida. Essas palavras e atitudes eram duras demais para aquela criança, que crescia rodeada de sonhos e de poucas realizações.

Sofrimento na adolescência

Na adolescência, as dificuldades da infância permaneciam, mas agora parecia que estavam em contagem regressiva; afinal, o tempo de criança havia passado, e a adolescência, com toda a sua novidade, trazia o peso da aproximação da fase adulta. Nessa fase, a dor foi maior, talvez por já ser capaz de filtrar a gravidade do que lhe era dito. Palavras como:

“Você é um fracassado”

“De terno e gravata só se for virar pastor”

“Coitado”

…aquelas palavras doíam muito e, por tanto tempo, foram um bloqueio que provocou outros bloqueios, como ansiedade, sentimento de auto-piedade e frustração. Em meio a toda essa dor, a vontade de vencer gritava, mas como ele poderia mudar aquele cenário? Bom, só havia uma forma: encarar os problemas e utilizar a única ferramenta que tinha disponível, a priori, os estudos.

Válvula de escape

Um jovem estudando

O jovem fez do sofrimento uma motivação para estudar e do estudo uma válvula de escape. Cada nota boa era uma resposta às afrontas que sofria; ele sentia que estava vencendo o fracasso e tendo a oportunidade de mudar o que havia sido dito a seu respeito. Mas o ser humano pode ser cruel, e mesmo esta válvula de escape era atacada. O sofrimento persistia, mas com muito esforço, aquela fase ia sendo vencida.

Enfim, a vida adulta chegou e, com ela, a responsabilidade do trabalho. Sem experiência e mal conhecendo a cidade, no primeiro emprego foi lançado naquela imensidão de concreto, incentivado com todo amor por sua mãe, que lhe disse:

“Meu filho, eu só posso te acompanhar até aqui, agora é com você.”

Mais um desafio: o medo, a simplicidade e a responsabilidade eram obstáculos que precisavam ser enfrentados. E mais uma vez, o jovem teve de escolher: vencer ou vencer. Apesar de corajoso, as dificuldades ainda faziam muito barulho, até que veio o primeiro desemprego, a falta de oportunidades e a dura realidade que dizia:

“O seu nível escolar já não significa tanto assim.”

Aquelas palavras foram desmotivadoras; uma faculdade era cara demais, ele precisava estudar, mas tinha que trabalhar. Aos 22 anos, se viu no fundo do poço. Surgiu a oportunidade de um trabalho pesado, que consumia todo o seu dia entre trajeto e jornada de trabalho.

Como vencer o sofrimento

O sofrimento gritava mais uma vez. Frustração, decepção e desmotivação eram obstáculos que se colocavam de pé novamente. Mas, naquele trabalho, surgiu uma oportunidade, com certeza a melhor delas: conhecer alguém que mudaria sua vida. As dificuldades não seriam eliminadas e poderiam surgir momentos de sofrimento, mas a forma de encará-las mudaria completamente. Intrigado com essa nova oportunidade e ainda movido pelo desejo de vencer, o jovem conheceu o dono da vitória, e o nome dele é JESUS.

Em seu primeiro encontro com Jesus, ele se lembra de ser recebido com a seguinte palavra:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

2 Coríntios 5:17

Aquelas palavras, de alguma forma, aniquilaram o passado de sofrimento daquele jovem, que ainda ouviu:

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”

Romanos 8:37-39

Essas palavras foram um divisor de águas. Como havia sido dito, as situações difíceis não deixariam de existir, mas não seriam mais enfrentadas como antes. O jovem, que antes lutava sozinho contra os rochedos da vida, agora se via alicerçado na rocha que é Jesus.

Um convite a você leitor

Um homem oferecendo uma bíblia

A moral desta breve história é levar você leitor à compreensão de que, mesmo nos momentos de sofrimento, Deus está trabalhando para que você se torne mais forte, mais sábio(a), mais humilde ou até mais maleável à ação do Espírito Santo. Todo o histórico de vida do jovem, que só ele e Deus conhecem nos detalhes, contribuiu para que hoje ele pudesse compartilhar que Jesus pode, sim, ser o único e suficiente Senhor e salvador. Por muito tempo ele colocou fé nas próprias forças e habilidades, mas elas são falhas; então, quando colocou suas forças em Deus, mesmo que parecessem não existir mais, ele trouxe o alívio.

Portanto convido a você leitor a conhecer a história de José, filho de Jacó, para perceber como o sofrimento pode ser transformado quando se está submetido à ação e à vontade de Deus.

E se você deseja saber mais sobre a história de conversão do jovem da historia que acabou de ler e como ele conheceu Jesus, pode visitar a página Sobre. Esse testemunho pode edificar muito a sua vida.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Mateus 11:28-30

Se esta história tocou você, compartilhe pelo WhatsApp e inspire outras pessoas a encontrar força em Deus.

   Você pode adquirir uma Bíblia agora. Conheça a verdade, isso sim é libertador.  

  📘 Quero uma bíblia convencional  

Você será direcionado para a Amazon.

   Confira as 7 melhores bíblias de estudo e escolha a que for ideal para fortalecer a sua caminhada.  

  📖 Quero uma bíblia de estudo  

Ao clicar, você será redirecionado para a página de compra.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *