Você está passando por dificuldades? Não compreende o significado de dai graças? Não consegue enxergar as mãos de Deus operando em seu favor? Não vê recursos? Não consegue entender o propósito? Não vê motivos para agradecer a Deus?
Calma! Está tudo bem. Saiba que isso não acontece apenas com você. Podemos te ajudar a encontrar respostas para todas essas perguntas, mas antes, seja bem sincero consigo mesmo(a): responda cada pergunta a seguir e depois leia. Creio que Deus falará ao seu coração de forma sobrenatural.
Por que você segue Jesus?
No livro de João capítulo 6, a Palavra de Deus traz ensinamentos valiosos que farão você aprender o que Deus espera de nós em momentos de necessidades e desafios.
Depois disso, partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. (João 6:1-2)
Aqueles homens seguiam Jesus não porque criam que Ele é o Messias, mas porque queriam solução para as suas necessidades pessoais.
Jesus afirma isso em:
João 6:26 — Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Buscar a Deus para realizar sonhos e desejos é o mesmo que bajular alguém para receber um presente. Uma atitude assim não reflete amor, mas interesse próprio e egoísmo.
Onde está a sua fé?

E Jesus subiu ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos. E a Páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão para estes comerem? Mas dizia isso para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. (João 6:3-6)
O Senhor pode, muitas vezes, nos confrontar para que seja revelado o que tem sido a nossa fonte. Se Jesus te perguntasse hoje o que você precisa para resolver os seus problemas, qual seria a sua resposta?
Dinheiro? Trabalho? Saúde? Uma ideia?
Muitos responderiam a respeito de algo que se pode ver, sentir e tocar. Esse é um caminho baseado na razão, mas não representa fé, uma vez que esta é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem.
Você precisa crer que:
Filipenses 4:19 — O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Seu foco está em coisas terrenas?
7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
Filipe, assim como muitos de nós, por viver em um mundo materialista, logo pensou no dinheiro como forma de solucionar o problema. Não que ele estivesse totalmente errado, mas pareceu não se lembrar a quem estava respondendo. Logo ele, que já havia presenciado tantos milagres e provisões sobrenaturais junto aos outros discípulos.
Quantas vezes você já se esqueceu de tudo o que Deus já realizou em sua vida? Quantas vezes já se esqueceu dos milagres que recebeu ou presenciou? A vida terrena tenta abafar a vida com Deus e, em momentos de necessidade, muitos olham tanto para os problemas que se esquecem de reconhecer o poder e a autoridade d’Aquele que pode transformar realidades.
Você despreza o pouco?

Atitudes exigem fé. Talvez você já desistiu de um amor por se julgar menor; de um emprego por se achar incapaz; ou da obra de Deus por se sentir falho. Mas não é isso que Deus espera de você. Ele quer que você acredite no que ainda te resta: qualidades, habilidades, dons e talentos. Não despreze uma oportunidade por achar que tem pouco a oferecer, afinal, o seu pouco pode ser exatamente o que estava faltando para que tudo dê certo.
8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: 9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos?
André, diferente de Filipe, não pensou no que ele não tinha, mas apresentou a Deus o que havia naquele momento, ainda que não cresse na possibilidade de resolver completamente o problema.
O que você tem para apresentar a Deus? Apresente, mesmo que pareça pouco.
Filipenses 4:6 — Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
Como viver o milagre?
É comum ouvir as pessoas dizendo que desejam viver um milagre, mas poucos sabem como viver o milagre.
E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam. (João 6:10-11)
Foi dando graças pelo pouco que Jesus proveu com abundância. Quando voltamos nossa atenção às coisas que não temos, nosso coração se fecha para agradecer. Mas quando, mesmo no pouco, apresentamos a Deus o que temos e damos graças com sinceridade, o milagre acontece.
João 6:43 — Respondeu, pois, Jesus e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Reclamar é subestimar os recursos. Apresentar o que possuímos a Deus e render graças a Ele é um ato de fé — é um caminho para o milagre.
Você desperdiça o milagre?
Não desperdice os milagres que te cercam todos os dias. Seja grato! Observe a sua vida e você perceberá que existem motivos para agradecer a Deus. E, se você ainda pode buscar a Deus, creia: este é um milagre acessível e que não deve ser desprezado.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido. (João 6:12-13)
Quando damos graças, o Senhor faz transbordar em nossas vidas. Dar graças elimina o orgulho, o egoísmo, a avareza, a falta de fé… Que você possa refletir em como tem agido diante das dificuldades. Você fica especulando o que te falta ou entrega o que tem a Deus?
Quando damos graças a Deus, até o pouco que temos somos capazes de compartilhar — assim como aquele rapaz que possuía os cinco pães e os dois peixes e os entregou a André.
Portanto, a dica é:

1 Tessalonicenses 5:18 — Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Busque a graça de Deus e esforça-te para não se afastar dela. Confira o artigo sobre graça clicando aqui e aprenda ainda mais sobre o favor de Deus.
Que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com você.
Graças a Deus.
Você pode adquirir uma Bíblia agora. Conheça a verdade, isso sim é libertador.
📘 Quero uma bíblia convencionalVocê será direcionado para a Amazon.
Confira as 7 melhores bíblias de estudo e escolha a que for ideal para fortalecer a sua caminhada.
📖 Quero uma bíblia de estudoAo clicar, você será redirecionado para a página de compra.


