O que é evangelismo: aprenda a fazer de 3 formas bíblicas eficientes

Evangelista
Evangelismo

Evangelismo: muito além dos panfletos e microfones

Quando falamos em evangelista, logo vem à mente de muitos a imagem de alguém em uma praça entregando panfletos e pregando em voz alta. Sim, isso é evangelismo, mas não se limita a essa forma.
Ao longo desta leitura, você perceberá que o evangelismo pode ir muito além do que imagina e pode ser bem mais simples do que pensa.

Infelizmente, no meio cristão, algumas culturas foram disseminadas e acabaram engessando os fiéis. O evangelismo, muitas vezes, é ensinado apenas da forma tradicional, e muitos, por questões de personalidade, dificuldade de comunicação, timidez ou insegurança, não se veem dentro desse padrão e acabam enterrando o seu chamado.

O evangelismo é o ato de evangelizar, e essa palavra surgiu dos Evangelhos. Assim, quando alguém compartilha as boas novas de Jesus com outra pessoa, está, de fato, evangelizando.
Esse ato pode ocorrer de diversas formas, e o que você vai ler agora pode te surpreender. Veja algumas maneiras de evangelizar:


1 – Falar sobre o que você tem visto e ouvido sobre Jesus

Talvez você já tenha vivido uma situação em que alguém te procurou para desabafar sobre seus problemas. Em meio à conversa, você percebeu que algumas situações se pareciam com o que leu na bíblia e então introduziu a palavra, orientando a pessoa com base nos ensinamentos de Deus.

Foi assim com os discípulos de Jesus. Eles evangelizavam com tanta ousadia que foram advertidos a parar de falar sobre em nome de Jesus. Mas responderam:

“Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”
Atos 4:19-20


2 – Por meio das suas atitudes

Vivemos na era da exibição. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em mostrar conquistas e estilo de vida, e com isso, a observação alheia se tornou intensa, todos estão de olho no que você veste, fala e faz.

Por isso, o seu testemunho pode falar mais alto que suas palavras.
Hoje, muitos dizem ser evangélicos, mas suas atitudes desmentem o discurso. Isso gera escândalos e coloca em descrédito a fé cristã.

Talvez você já tenha ouvido:

“Prefiro lidar com pessoas que não são crentes.”
“Fulano diz que é crente, mas faz mais coisas erradas do que eu.”
“Beltrano vai à igreja, mas será que o pastor dele sabe como ele é em casa?”

Seu modo de viver diz muito sobre sua fé. Antes mesmo de falar, você já está sendo observado e suas palavras só terão peso se sua conduta estiver alinhada ao que você professa.

Quem é você no trabalho, na faculdade, em casa, no trânsito ou no trato com familiares e amigos?

Ir à igreja e ouvir a Palavra não faz de você um evangelista. Isso acontece quando você vive o que aprende.
A bíblia é clara:

“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural;
pois se contempla a si mesmo, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas praticante da obra, esse será bem-aventurado no que fizer.”
Tiago 1:22-25


3 – Quando praticamos o amor ao próximo

Muitos associam o amor ao próximo apenas a obras sociais como doação de roupas, comida ou agasalhos. Isso é importante, mas o amor vai além disso.

Amar o próximo é ter empatia colocar-se no lugar do outro e dedicar-se a ajudá-lo. Temos oportunidades de demonstrar esse amor todos os dias, seja com um sorriso, um gesto de educação, honestidade ou gentileza.

Pense: como seria o mundo se todos se preocupassem verdadeiramente uns com os outros?

Hoje, infelizmente, o amor tem sido rifado. Muitos ajudam apenas para obter likes e visualizações, transformando o ato de amor em autopromoção.
Mas Jesus nos ensina algo diferente:

“E como quereis que os homens vos façam, fazei-lhes vós também do mesmo modo.
Se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes o bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.”
Lucas 6:31-33


Evangelismo: um estilo de vida, não um evento

Crescendo na palavra

Portanto, evangelismo vai muito além de panfletar ou pregar em voz alta. Isso é fundamental, mas evangelizar não é um evento, e sim um estilo de vida.

Quando você decide viver o Evangelho, o testemunho e a evangelização se tornam inevitáveis.
Jesus nos comissionou:

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Marcos 16:15

Mas não podemos negligenciar essa missão. Evangelizar é viver de modo que os outros vejam Cristo em nós. Assim, muitos serão impactados não apenas pela pregação, mas também pelo testemunho e pelo amor.

Evangelizar é um chamado universal. Não se deixe limitar por doutrinas humanas, mas permita que o Espírito Santo te guie na vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável por meio da leitura diária da bíblia sagrada.

Confira também o artigo que preparamos sobre amor ao próximo ele certamente vai te edificar com verdades baseadas na Palavra de Deus.
Seja abençoado(a) pela graça do Senhor!

   Confira as 7 melhores bíblias de estudo e escolha a que for ideal para fortalecer a sua caminhada.  

  📖 Quero uma bíblia de estudo  

Ao clicar, você será redirecionado para a página de compra.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *